A música é uma linguagem universal, tendo participado da história da humanidade desde as primeiras civilizações.
A musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, auto-disciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.
As atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também permitem a comunicação com o outro.
As atividades podem contribuir de maneira indelével como reforço no desenvolvimento cognitivo/ lingüístico, psicomotor e sócio-afetivo da criança.
Nos dias atuais as possibilidades de desenvolvimento auditivo se tornam cada vez mais reduzidas, as principais causas são o predomínio dos estímulos visuais sobre os auditivos e o excesso de ruídos com que estamos habituados a conviver. Por issoé fundamental fazer uso de atividades de musicalização que explorem o universo sonoro, levando as crianças a ouvir com atenção, analisando, comparando os sons e buscando identificar as diferentes fontes sonoras. Isso irá desenvolver sua capacidade auditiva, exercitar a atenção, concentração e a capacidade de análise e seleção de sons.O CORPO MUSICAL: SENSIBILIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE SONSDados da AulaO que o aluno poderá aprender com esta aulaExplorar diferentes sons a partir dos movimentos corporais para construir uma linguagem musical.
Duração das atividadesCada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada a 15 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o alunoOs sons produzidos pelo corpo a partir dos movimentos.
Estratégias e recursos da aulaAtividade – Explorar os sons do corpo a partir da contação de história.1º Momento- O(A) professor(a) conta a história “Tum Tum Tum: Um barulho do corpo” de Liliana Iacocca, que retrata sobre os sons que o corpo pode produzir. Depois retoma as percepções das crianças sobre a história e reconta com a participação delas, que imaginam os sons da história e reproduzem com seus corpos.
FIGURA 1- Livro (Liliana Iacocca).
Uma outra sugestão de histórias seria "Plic, Plic, Plic:Um barulho da chuva" e Fom, fom, fom: Um barulho da cidade", de Liliana Iacocca. A partir dessas histórias o(a) professor(a) planeja e monta uma dramatização com as crianças fazendo uma sonoplastia. Incentivá-las a produzirem sons com o corpo, parecidos com os sons da natureza e da cidade. (Chuva, vento, trovão, buzina de carro, freio, apito de guarda de transito, sirene, entre outros).
FIGURA 2 - Livros (LIliana Iacocca)
Atividade 2 - Produzir sons com a boca
1º Momento- As crianças podem visitar alguma escola de música para se familiarizar com os sons de alguns instrumentos de sopro como os da figura 3.
FIGURA 3 - instrumentos de sopro. Fonte: http://instrumentos.aulasdemusica.com/imagens/instrumentos/metais.jpg
2º momento - O(A) professor(a) juntamente com as crianças combinam fazer sons com a boca e imitar os seguintes instrumentos: trompete, trompa, tuba, trombone. A partir dessa imitação procura-se montar uma harmonia entre os sons tirados da boca. Em seguida o (a) professor(a) pode cantar e as crianças fazerem o acompanhamento musical. Tudo em um faz-de-conta e uma barulheira sensacional.
3º momento - Para ampliar o conhecimento dos sons e movimentos, os alunos podem produzir sons com as mãos , com os pés , com a boca e com o corpo, imitando o grupo Barbatuque. Para enriquecer a aula sugerimos aos professores mostrar um vídeo do Grupo Barbatuques, no qual as pessoas produzem sons utilizando o corpo. A pesquisa pode ser realizada no site: http://www.youtube.com/watch?v=o-OPm5DCPu4 Pesquisar: Barbatuques
AvaliaçãoAvaliar a criatividade das crianças no que diz respeito à interpretação da história e a produção de sons com seu corpo.
2ª SUGESTÃO:Dados da AulaO que o aluno poderá aprender com esta aulaProduzir movimentos musicalizados com o corpo.
Duração das atividadesCada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada a 15 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o alunoAs possibilidades dos movimentos do corpo.
Estratégias e recursos da aulaAtividade – Explorar os sons do corpo (faixa etária 3 anos de idade)
1º Momento - Assistir ao vídeo do Grupo Barbatuques sobre sons música produzidos com os movimentos do corpo.
OBS: Os vídeos podem ser encontrados no site www.youtube.com.br – pesquisar: Barbatuques.
2º Momento- Instigar as crianças a refletirem sobre as partes do corpo que podem utilizar para produzir sons. Em seguida construir um texto coletivo.
Exemplo: Texto Coletivo
VÍDEO – APRESENTAÇÃO BARBATUQUES
TINHA MUITA GENTE NO VÍDEO. TINHA MUITAS PESSOAS. ELAS ESTAVAM DANÇANDO, FAZENDO MOVIMENTO COM O CORPO.
ESTAVA SAINDO UM BARULHO DO MOVIMENTO. PARA SAIR O BARULHO ELES USAVAM TODO O CORPO: AS MÃOS, OS PÉS, A BOCA, O BRAÇO, A LÍNGUA, AS PERNAS, A BOCHECHA, A CABEÇA.
SAÍA UMA MÚSICA QUANDO AS PESSOAS MEXIAM O CORPO. DAVA PARA DANÇAR.
GOSTAMOS MUITO DE VER A APRESENTAÇÃO.
3º Momento - Pedir que cada criança explore seu corpo, buscando nele sons que pode produzir a partir de alguns movimentos. Como exemplo mostrado nas fotos abaixo.
AvaliaçãoAvaliar a criatividade das crianças no que diz respeito a produzir sons com seu próprio corpo.
3ªSUGESTÃODados da AulaO que o aluno poderá aprender com esta aula
Desenvolver a linguagem musical a partir da linguagem oral.
Duração das atividadesCada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada a 15 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno“O Corpo Musical”
Estratégias e recursos da aulaAtividade 1 - Produção de instrumentos musicais
1º Momento - Nessa atividade o(a) professor(a) deve incentivar às crianças a construir instrumentos musicais com sucatas, para desenvolver a habilidade de fazer sonorização com esses materiais de acesso cotidiano. Deste modo, sugerimos aos professores que solicitem aos pais determinados materiais para construir uma banda musical. Exemplo: caixas, latas, cabos de vassouras, garrrafas de plástico, entre outros.
Os materiais são trazidos para roda com a finalidade de as crianças experimentarem e tirar som de cada um. Depois vem o planejamento com elas e a exploração dos sons produzidos com cada material. Durante a atividade de sonorização o(a) professor(a) procurar refletir sobre os sons de cada objeto, fazendo algumas questões:
■Como é o som da lata? (agudo);
■Como é o som da caixa ? (Grave) E da garrafa? (grave)
■Podemos tocar devagar?
■Podemos tocar rápido?
.As fotos abaixo ilustram esse momento. Também pode ser trazido para exploração os instrumentos musicais que a escola possa ter e explorá-los com as crianças.
2º Momento: Nesse momento os professores devem conversar com as crianças sobre a possibilidade da criação de uma banda construida com "Pau e lata", pelos alunos e professores. Na banda os instrumentos utilizados são todos com sucata. Cada criança deverá escolher o instrumento que irá tocar (caixa, lata, garrafa). Depois deixá-las que explorem as possibilidades dos sons produzidos. Em seguida, os professores orientam as crianças para escolherem músicas para serem cantadas e tocadas por eles. Uma sugestão para essa aula é que ao final aconteça uma apresentação da bandinha para toda a escola. As fotos abaixo ilustram esse momento.
Avaliação Avaliar se as crianças desenvolveram as atividades musicais de acordo com suas possibilidades pessoais, mediante as seguintes ações:
■organizaram as suas atividades conforme a orientação construída;
■deram sentido aos movimentos corporais, criando movimentos e sons;
■perceberam a possibilidade de produzir sons com o próprio corpo e com os instrumentos construídos com sucata, criando diversos sons.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário