segunda-feira, 16 de novembro de 2009

SUBSTANTIVO

ATIVIDADES - SUBSTANTIVOS
AS LUAS DE LUÍSA (1ª parte)
Diléia Frate

A terra tem uma lua, Saturno tem vinte, mas Luísa, temperamental, imprevisível, criativa, brincalhona, chorona, risonha, generosa, carente e absurda, tinha pelo menos umas trinta luas perto de si. Cada lua representava um estado de espírito diferente. A melhor lua iluminava as brincadeiras noturnas quando Luísa ficava acordada até tarde jogando, brincando, pulando na cama, vendo TV, fazendo maluquices e olhando pro céu. Era quando a mãe chegava e dizia: “Pare com isso, amanhã você tem que acordar cedo”. O que já era suficiente para despertar a pior das luas: a do mau humor. Nesse momento ela batia o pé, chorava, xingava, e a mãe dizia apenas: “Luísa, você é de lua!”. E fechava a janela. (...)


1. Responda:
a) No texto, o que significa ter luas?


b) Você acha que também tem tantas luas como Luísa?


2. Na primeira frase do texto, como a autora mostra as mudanças de lua de Luísa?




3. Reescreva o trecho a seguir, de acordo com o que se pede, fazendo as adaptações necessárias:
“A melhor lua iluminava as brincadeiras noturnas quando Luísa ficava acordada até tarde...”


a) Substitua lua por luas:


b) Substitua Luísa por Luísa e seu irmão:




c) Substitua brincadeiras por brincadeira:




4. Com base nas transformações que você fez na atividade anterior, responda:
a) Quais palavras na frase dada não sofreram alterações nas reescritas?




b) Quais palavras da frase dada sofreram alteração pelo menos uma vez?








5. Observe a frase: A melhor lua iluminava as brincadeiras noturnas quando Luísa ficava acordada até tarde jogando, brincando, pulando na cama, vendo TV, fazendo maluquices e olhando pro céu.
Faça uma lista com as palavras da frase que são nomes, isto é, que são substantivos.




6. Entre os substantivos que você encontrou na questão anterior, escreva os que nomeiam:
a) atitudes/ação


b) objetos


c) seres que você vê, embora não consiga tocar




7. Releia: A Terra tem uma lua (...), mas Luísa (...) tinha pelo menos umas trinta perto de si.
Nessa frase, o substantivo lua tem o mesmo significado nas duas vezes em que aparece? Explique.


9. Para conhecer um pouco mais sobre os substantivos, vamos brincar de adivinhar.


a) O que é, o que é? Esse parece trazer um pensamento profundo: antes de o pai nascer, a filha já corre o mundo.


b) Atenção aos três irmãos: o primeiro já morreu, o segundo vive aqui, o terceiro não nasceu.


c) Não existe sem fazer, quem faz às vezes vai fundo, demora de vez em quando, transforma a vida e o mundo.


d) Simplesmente estraga a vida, faz a boca arreganhar, é tão malvada e bandida que faz a gente chorar.


e) Revoa mas não é pássaro, rebrilha mais que ouro puro, pisca e não é olho, tem luz, mas vive no escuro.


10. Dos substantivos que você descobriu, identifique os que nomeiam:
a) coisas:


b) momentos do tempo:


c) animais:


d) sensações:


e) partes do corpo:


f) ação praticada:


11. Com base nessa informação, classifique:
a) O substantivo dor encontrado na charada.


b) O substantivo dente.




12. Considere o que você aprendeu sobre substantivo concreto e abstrato e vamos ver como o substantivo lua pode ser classificado no texto.
a) Ao referir-se aos satélites de Saturno, o substantivo luas foi utilizado com sentido concreto ou abstrato?


b) Ao referir-se às alterações de humor de Luísa, portanto as emoções e sentimentos, o termo luas é um substantivo concreto ou abstrato?


13. Entre os substantivos que você encontrou nas charadas, escreva:
a) Um substantivo simples:


b) Um substantivo composto:

14 comentários:

  1. eu gostaria de saber a respostadessa charada o que é o que é? esse parece trazer um pensamento profundo:antes de o pai nascer a filha ja corre o mundo.
    é um trabalho da escola
    obrigada

    ResponderExcluir
  2. olá gostaria de saber a respostas da charadas o q é o q é? e um trabalho da escola ta dificil,obg.

    ResponderExcluir
  3. é muito facil as respostas...

    ResponderExcluir
  4. eu queria saber as respostas pois as perguntas eu ja tenho!!ok mais muito obrigado.
    Pro seu blog ficar melhor ponha as respostas tah bjosSS valew brown

    ResponderExcluir
  5. EU QUERIA SABER AS RESPOSTAS pois as erguntas eu já tenho no meu livro!!!! mas muito obrigado,valeu pelo esforço viu...E eu tbm acho que pra seu blog ficar melhor ponha as respostas...bjus

    ResponderExcluir
  6. A- a notícia
    B- passado presente e futuro
    C- castelo de areia

    ResponderExcluir
  7. Nao adianta você colocar a charada e não colocar a resposta, quem criou esse site parece ser idiota.

    ResponderExcluir
  8. gostaria de saber as resposta das adivinhas

    ResponderExcluir
  9. POra favor fala a respostas A-B-C-D-E trabalho de escola ou seja livro de portugues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a- a noticia b- passado, presente, futuro c- castelo de areia
      d- cebola e- estrela eu to fazendo no meu livro de portugues e acho que e isso

      Excluir
  10. Alguém sabe a respostas Dos numeros 2(a e b),3( a e B),4,5,6(a e b)?
    Porque as perguntas eu ja tenho no meu livro oskaskopaksopas

    ResponderExcluir